Administrador vai retomar Projeto Paradas e revitalizar Praça das Artes da Quadra 08
- José Edmar Gomes/FS
- 2 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2022

“Quero resgatar o Projeto Paradas, que em 2020 será prioridade da Administração"
Resgatar a cultura e valorizar os artistas, além de revitalizar a Praça das Artes Teodoro Freire, no próximo ano.
Estes foram compromissos firmados e reafirmados pelo administrador de Sobradinho, Dr. Eufrásio Pereira da Silva, em entrevista ao blog Folha da Serra, após a cerimônia de abertura da exposição Expressões, na noite de 25 de novembro, na Galeria de Artes Van Gogh, de Sobradinho.
O administrador enalteceu a produção artística local que, se segundo ele, se materializa pelo Projeto Paradas e nas atividades de artes plásticas da galeria; pela resistência do folguedo Bumba-meu-boi –do- seu -Teodoro; pela encenação da Via Sacra, que ocorre há 34 anos; pela Escola de Samba Bola Preta; pelos movimento musicais que vêm ocupando a Praça das Artes, como o Samba na Praça e o Arte na Praça, entre outros.
Segundo ele, Sobradinho acolhe pintores, escultores, músicos e poetas, “que são autênticos frutos de uma cidade diferenciada, circundada por uma paisagem que, por si só, a torna um monumento plasticamente privilegiado”.
Envolvido “até o pescoço” na cena cultural da Cidade Arte, há mais de três décadas - pois é o coordenador da encenação da Via Sacra, um dos eventos culturais de maior visibilidade do DF, – Dr. Eufrásio diz que chegou o momento de estabelecer parceria com os artistas locais, buscando novas formas de divulgar sua arte e de aproximá-los da população para que o DF os conheça e saiba porque Sobradinho ostenta o título de Cidade Arte.
Projeto Paradas

Sobre o valor do Paradas -
Projeto que, durante muitos anos, destacou Sobradinho, na mídia nacional, como cidade detentora da maior galeria de arte urbana do Brasil - o administrador lamentou que o vandalismo contribua para a destruição ainda mais rápida das pinturas e das intervenções do pintor Toninho de Souza.
Ele considera ambos patrimônios imateriais da cidade e garante que sua administração não vai deixar esta situação em brancas nuvens.
-“Quero resgatar o Projeto Paradas, que em 2020 será prioridade da Administração. Voltaremos a ter as paradas de ônibus mais bonitas e mais bem cuidadas do DF. Isso não é compromisso de político, mas de um morador que ama sua cidade,” garantiu Dr. Eufrásio Pereira.
Toninho de Souza, na opinião do administrador, é um dos mais importantes artistas do Brasil, “que já dedicou centenas de horas ao embelezamento de Sobradinho, gratuitamente, expondo de forma magistral a fauna e flora do Brasil, nas paradas de ônibus da Cidade Serrana”.
O administrador entende que Sobradinho tem uma dívida de gratidão com Toninho de Souza, que coordenou várias edições do Projeto Paradas e realiza bienais de artes plásticas.
“Sobradinho vai precisar sempre de Toninho para manter seu padrão de beleza visual digno da Cidade Arte, que nossa Administração quer valorizar, o máximo possível”, garante.
Música
Quanto à música, Dr. Eufrásio destacou os Projetos Samba na Praça e Arte na Praça, desenvolvidos na Praça das Artes, na Quadra 8.
”O Projeto Arte na Praça tem o apoio da AR e do GDF, que querem mostrar a nossa juventude os talentos da cidade e o que temos produzido na área da música”.
O administrador vê a Praça das Artes como um excelente palco para os grupos musicais da cidade que, através dos dois projetos, reúne o melhor da música que Sobradinho produz. Aproveitando a ocasião,Dr. Eufrásio deu uma informação que vai causar grande impacto no meio cultural e social da cidade.
Segundo ele, está em fase final de elaboração um projeto de revitalização da praça, que irá valorizá-la como espaço cultural e de lazer. A reforma terá um custo de R$ 250 mil, assegurados por emenda da deputada Bia Kicis (PSL-DF).
Via Sacra

Dr. Eufrásio se emociona ao falar da encenação da Via Sacra, no campo de futebol da Q.15, coordenada por ele há 34 anos.
“Tenho o orgulho de dizer que nossa Via Sacra é a segunda maior em teatro de Arena do país. Só perdemos para Nova Jerusalém, em Pernambuco, que conta com estrelas globais”, afirma.
O administrador explica ainda que a maior Via Sacra do mundo é a de Planaltina, que é de percurso longo. A de Sobradinho, porém, reúne cerca de 15 mil pessoas, num espetáculo cultural-religioso, em teatro de Arena, com cerca de 1h40min de duração.
Dr. Eufrásio, também, enche o peito ao informar que, o espetáculo de Sobradinho faz parte do Roteiro Oficial da Fé Católica do Brasil, editado pela Embratur, desde 1986.
“Ou seja. Faz bastante tempo que o Brasil reconhece a arte produzida em Sobradinho”, finaliza o administrador da cidade. (José Edmar Gomes/FS)
Comments