top of page

ARTE NA PRAÇA Gonzales, Sinfônica e corais fazem memorável noite de Natal

  • Josê Edmar Gomes (texto e fotos)
  • 23 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de out. de 2022


A Orquestra Sinfônica de Sobradinho e Beto Gonzales (de chapéu) e banda fazem espetáculos muitos concorridos na Praça da Artes

Uma noite memorável, programada especialmente para a véspera de Natal superou as demais e lotou ainda mais a Praça das Artes, no sábado 23 de dezembro, na 18ª edição do Projeto Arte na Praça.

A programação artística, extensa e de alta qualidade, contou com o show de MPB e de música internacional, antes da apresentação de dois corais e da surpreendente performance da Banda Sinfônica de Sobradinho, sob a regência da jovem maestrina Elaine Cristina de Oliveira.

A edição especial de Natal já começou com a ilustre visita do casal Noel e a Mamãe Noel chamava a atenção por sua simpatia e beleza. Afinal, tratava-se da miss Sobradinho, Thamyres Jady Fornaziere.

A Mamãe Noel e o Papai Noel fizeram toda a diferença na Praça das Artes

A miss, além da praça, visitou os principais eventos e pontos comerciais da cidade, levando o espírito de Natal por onde passava e arrecadando doações para sua campanha de ajuda aos necessitados.

Assim, sob as bênçãos do Casal Noel e, após a realização das oficinas temáticas, começaram a série de eventos artísticos com o show do cantor e multi-instrumentista Beto Gonzales - um dos músicos mais conceituados do Brasil - com participação do maestro Alex Paz.

Na sequência, vieram o Coral Canta Sobradinho, o Coral Jovem da 1ª Igreja Batista e a apresentação da Banda Sinfônica de Sobradinho.

Os Corais Canta Sobradinho e da Primeira Igreja Batista ajudam a enriquecer a noite

Ambiente bonito - A noite, de fato, foi de muita luz na Praça das Artes, que recebeu nova iluminação de potentes lâmpadas de led, além de pisca-piscas nas árvores e refletores no palco. Tudo isso tornou o ambiente mais claro e bonito.

Valorizados pela iluminação, os espetáculos começaram com o Coral Canta Sobradinho, formado por pessoas e vozes conhecidas na comunidade, como a do cantor Xispu. O repertório trazia clássicos da MPB: Cuitelinho, Cio da Terra, Andança...

Na sequência, a esperada apresentação do cantor e multi-instrumentista, Beto Gonzales, foi um sucesso. Acompanhado por um competente banda, composta por músicos da categoria de Simão Santos (guitarra), Gean Carlos (baixo) e Yago (bateria), a cantor gaúcho-brasiliense mesclou clássicos mundiais e latinos com peças autorais.

Ele começou o show interpretando a balada americana de 1939, Over the Rainbow (Harold Arlen/E.Y. Harburg); passou pelo folclórico Cuitelinho; Felicidade (Lupicínio Rodrigues); Trenzinho do Caipira (Villas Lobos), Romeu imaginário (autoral); chegou a Buenos tempos (também de sua autoria e de Alex Paz) e outras milongas; fez uma seleção de xotes e caprichou na seleção de cha-cha-chas, incluindo Perfídia, Quizas e Frenezi e Guantanamera.

O show prosseguiu convidativo à dança com as canções Raindrops Keep Fallin' on My Head, gravada por B. J. Thomas e escrita por Hal David e Burt Bacharach para o filme de 1969, Butch Cassidy and the Sundance Kid, que ganhou o Oscar de melhor canção original. Em seguida, veio Kiss me quick (Doc Pomus/ Mort Shuman), grava por Elvis em 1961.

Depois deste standards internacionais, o show de Beto saltou para um baião autoral, Vereda do interior, adaptado por ele de um poema deste jornalista que vos escreve; e para a balada também autoral Laura; e voltou a esquentar o ambiente com Bamboleo e Volare; encerrando a apresentação com a marcha natalina Jingle bells.

Sinfônica - Já a apresentação da Banda Sinfônica de Sobradinho, regida pela maestrina, Elaine Cristina de Oliveira, chamou muita atenção porque não é todo dia que se vê instrumentos como trombone, tuba, trompa e bombardino sendo executados com mestria em plena praça.

A cantora Célia Rabelo, uma das próximas atrações do Arte na Praça prestigia as apresentações

Depois de interpretar uma série de peças do repertório da Banda, que incluíam peças nacionais de grandes compositores, dobrados, frevos, músicas populares e números internacionais, a maestrina apresentou alguns valores que compõem a sinfônica, como o jovem trompetista André e Luís Henrique, único professor de tuba do DF.

Para finalizar o espetáculo com chave de ouro, ela convidou a cantora Naiara a se juntar ao grupo para interpretar Over the Rainbow, famosa canção americana, do final da década de 1930, que já havia sido interpretada ao acordeon por Beto Gonzales, acompanhado pelo violão do maestro Alex Paz, na abertura do seu show .

A música, segundo a maestrina, era uma saudação ao Natal e alguns versos da sua letra dizem: Um dia a estrela vai brilhar/ E o sonho vai virar realidade/ E leve o tempo que levar/ Eu sei que eu encontrarei a felicidade.

A canção, para muitos, personifica as esperanças e sonhos de juventude sobre um mundo ideal de amor e alegria e foi especialmente escrita para o perfil de Judy Garland no filme O Mágico de Oz, em 1939. E, assim, terminou a noite, com muita magia e sonhos natalinos.

- A Banda Sinfônica de Sobradinho, fundada em 1979, pelo maestro José Antônio da Silva Nascimento, a partir de uma fanfarra dos alunos da rede pública, hoje conta com instrumentos de sopro e um repertório eclético, incluindo peças nacionais e internacionais.

Sob a batuta de Nascimento, que a dirigiu por mais de 30 anos, a banda conquistou a simpatia de muitos jovens e ganhou campeonatos nacionais em Brasília e São Paulo. Fez apresentações em Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro, Goiânia e outras capitais.

A atual maestrina, Elaine Cristina de Oliveira, entrou no grupo aos 12 anos e, após 20 anos, passou a dirigi-la. Ela afirma que a banda é um celeiro de grandes músicos, de socialização e de formação profissional.

“Qualquer pessoa pode fazer parte da nossa família. Nosso objetivo é trazer novos professores, já que agora somos uma associação independente, explica Elaine.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2017 - Jornal Folha da Serra: Site desenvolvido por Pedro Lacerda e Angelo Macarius em proposta editorial de José Edmar Gomes

bottom of page