ARTE NA PRAÇA Trahma 3 aquece Praça das Artes com música instrumental
- Josê Edmar Gomes (texto e fotos)
- 30 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de out. de 2022

O trio Trhama 3 faz um show de alta qualidade sonora na Praça das Artes
A tarde/noite chuvosa do sábado 9 de dezembro impediu que um público maior pudesse apreciar o belo show de música instrumental apresentado pelo competente Trhama 3, no palco da Praça das Artes, na 16ª edição do Projeto Arte na Praça, na Quadra 8 de Sobradinho.
O trio, formado pelos experientes músicos brasilienses Carlos Ovelar (guitarra), Gean Carlos (baixo elétrico) e Gian Marques (bateria) mescla baião, samba, choro, rock, pop e bossa nova com o jazz americano.
No show em questão, o TRH3 o acertou com precisão o alvo sonoro que busca ao apresentar uma deliciosa salada musical que incluía, por exemplo, Aquarela do Brasil (Ary Barroso); Paca Tatu, Cotia Não (Nico Assumpção) e Autumn Leaves (Johnny Mercer).

A cantora Amélia Pinheiro agregou mas bossa à apresentação do trio
A apresentação dos três “ases de ouro” da MPB de Brasília teve também a participação sempre brilhante da cantora Amélia Pinheiro, que interpretou sucessos da MPB, colocando ainda mais bossa no show que enfrentou um frio beirando 15 graus.
Mesmo com as condições climáticas desfavoráveis, um público considerável se abrigou nas barracas e tendas da praça da alimentação e aplaudiu a performance jazzística do Trhama, que abriu o show com The Chicken, de autoria do saudoso baixista norte-americano, nascido na Pensilvânia, Jaco Pastorius, considerado por muitos como um dos mais influentes de todos os tempos.
Na sequência vieram Lígia (Tom Jobim); Last Week; Garota de Ipanema; Paca Tatu, Cotia Não (Nico Assumpção); Copacabana (Tom Jobim); Aquarela do Brasil (Ary Barroso); Autumn Leaves (Johnny Mercer); Incompatibilidade de Gênios (João Bosco) e Cantaloupe Island (Herbie Hancock)
O baixista do Trhama, Gean Arlos, afirmou após a apresentação, que o trio executou temas clássicos do jazz, como Autumn Leaves (Johnny Mercer) e clássicos da MPB conhecidos mundialmente, como Aquarela do Brasil , como uma síntese do que é mais pedido do vasto repertório do grupo.
Gean destaca que particularmente gostou do momento final do show, quando foi executado o clássico do jazz, Cantaloupe Island. “Um tema bem vibrante que colocou os ouvintes para dançar e aqueceu a noite fria”.

Apesar do frio, um bom público prestigiou o show do grupo instrumental
Após o show do Trhama 3, a noite prosseguiu fria, mas o calor da música a tornou um pouco mais aconchegante, quando alguém conseguiu um violão e o seresteiro Carlos Ramos decidiu interpretar os grandes sucessos do nosso cancioneiro popular, como a Deusa da minha rua, composta em 1939 por Newton Teixeira e Jorge Faraj; Meu vício é você (Boneca de Trapo), de Adelino Moreira; e Chão de estrelas, de autoria do repórter, cronista e poeta Orestes Barbosa.
Após a seleção de música de seresta, o maestro Alex Paz assumiu o violão e interpretou alguns clássicos da música latina, como Guantanamera (Joseíto Fernández/José Martí) e Cuando Salí de Cuba, do argentino Luis Agullé, sendo muito aplaudido pela excelência das interpretações, assim como fora Carlos Ramos.
JOÃO DUTRA - O cantor João Dutra e seu amigo violão serão as atrações principais da 17ª edição do Arte na Praça, no próximo sábado, 16/12, na Praça das Artes, Q. 8 de Sobradinho, a partir das 19h.
João, um dos músicos mais atuantes e respeitados de Sobradinho, tem uma longa carreira no Brasil, mas escolheu a Cidade Serrana para morar, onde é conhecido pela forma especial com que “acaricia” as cordas do violão e pelo extenso repertório que domina.
Seu toque é cheio de energia e beleza. Às vezes, lembrando Dilermando Reis; às vezes, João Bosco.
A MPB é sua grande paixão e, neste show, ele vai apresentar uma seleção de clássicos, que homenageará os grandes poetas e criadores da música brasileira.
João Dutra terá convidados-surpresa tão qualificados quanto ele, nesta noite que promete ser uma das mais interessantes do Arte na Praça.
As atividades do ARTE NA PRAÇA começam às 11h, com Feiras de Hortifrútis e de Artesanato. As oficinas e palestras sobre ARTES CÊNICAS, ARTESANATO, CINEMA, DJ, FOTOGRAFIA, PINTURA EM TECIDO, etc. começam às 16h. Faça sua inscrição no local. (Texto e fotos: José Edmar Gomes)
Comments