ARTE NA PRAÇA CEF 03 recebe artistas com entusiasmo
- Jose Edmar Gomes
- 25 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

O professor de História Wagner Santos e Angelo Macarius, no CEF 03
Os alunos do Centro de Ensino Fundamental Nº 03, da Quadra 06 de Sobradinho, foram brindados, nesta sexta-feira, na hora do recreio, com um show especial dos artistas Angelo Macarius e Hool, que mostraram, em cerca de 20 minutos, músicas autorais e sucessos da rock nacional e internacional, além de demonstrações de música eletrônica nas pick ups à moda dos DJs.
A julgar pela expressão de surpresa nos rostos, o show surpreendeu alunos e professores pela qualidade da apresentação.
Os artistas fazem parte do cast da Artise (Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno), que desenvolverá o Projeto Arte na Praça, a partir deste sábado, 26 de agosto, na Praça das Artes Teodoro Freire, na Quadra 08, e segue até março de 2017.
Hool e Macarius fizeram o show-demonstração para incentivar os alunos a participarem das oficinas e palestras que serão desenvolvidas pelo Projeto.

Hool e Macarius comandam o show para os alunos da Centro de Ensino Fundamental Nº 03
A julgar pelo entusiasmo com que a escola recebeu os membros da Artise e pela avidez com que as fichas de inscrição passaram de mão em mão, o Projeto Arte na Praça vai alcançar o objetivo de transferir conhecimento artístico e cultural aos adolescentes e jovens.
Todos os alunos com quem a reportagem conversou disseram que pretendem participar do evento, de uma forma ou de outra.

Muitos alunos disputaram as fichas de inscrição para as oficinas do Projeto
Oficinas - Natália Mendonça, aluna do 7º ano, por exemplo, disse que gosta muito de estudar português e que “amou” o show, na hora do recreio. Ela pretende participar das oficinas do projeto e escolheu a área de DJ. Ela vai levar consigo seu colega João Lucas Viegas, do 8º ano, que também gostou muito do show e vai fazer oficina de DJ.
Já Ana Júlia Pereira Rodrigues, do 6º ano, confessou que adora música e arte, mas também gosta de estudar matemática. Ela vai pedir autorização aos pais para assistir aos shows do Projeto Arte na Praça e participar das oficinas.
Graziele Duarte é outra aluna do 6º ano que se entusiasmou com o show de DJ Hool e Macarius. Ela também valoriza as artes e quer que seus pais a autorizem a participar das oficinas do Projeto.



Nas três fotos anteriores, vê - se alunos atentos à performance dos artistas
O coordenador pedagógico do CEF 03, Antônio Carlos Azevedo Caetano, explicitou que é extremamente importante a união entre entidades culturais , como a Artise, e as escolas no sentido de direcionar os alunos para a identidade cultural da comunidade.
Para o coordenador, a falta de identidade cultural traz uma série de prejuízos à formação social dos jovens. Ele acredita, no entanto, que projetos como o Arte na Praça reforçam a identificação cultural e a cidadania na juventude.
Antônio Carlos observou que notou os alunos entusiasmados com o projeto e que vai incentivá-los a participarem do evento.

Coordenador pedagógico do CEF 03, Antônio Carlos Azevedo Caetano
Resgate - O professor de Geografia, Arnolfo Gomes, por sua vez, ressaltou que mora em Sobradinho, há quase 50 anos, e que já viu momentos culturais importantes aqui, nas décadas de 70 e 80. “Hoje, Sobradinho passa por uma certa aridez cultural”, observa.
Gomes, no entanto, se confessa esperançoso quando vê surgir projetos como o Arte na Praça e sua integração às escolas.
“Possivelmente estamos resgatando a cultura local e sua entrada nas escolas é importante para se inserir no cotidiano dos jovens o cenário cultural da comunidade local,” explica o professor de Geografia.
Arnolfo Gomes afirmou que vai participar do projeto e incentivar os alunos a se inscreverem nas oficinas.
GLOBO - A sexta-feira que antecede a estreia do Projeto Arte na Praça foi intensa e começou nas primeiras horas da manhã, com entrevista ao vivo ao Bom Dia DF, da Rede Globo, em plena Praça das Artes Teodoro Freire.
Membros da diretoria da Artise e a equipe da emissora enfrentaram o vento gelado, que soprava às 6h, mas deram seu recado na praça onde serão desenvolvidas as atividades do Projeto.
A praça já havia recebida pintura bem sugestiva dos artistas plásticos Toninho de Souza e Tom Mello. (Texto e fotos: José Edmar Gomes)

O professor Arnolfo Gomes (ao fundo) aprecia a apresentação de Angelo Macarius
Comments