Presidente da Cesc debate cultura em Sobradinho
- Jose Edmar Gomes
- 1 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Membros da diretoria da Artise discutiram a cultura de Sobradinho com o deputado Wasny de Roure (Foto: Clives Sampaio)
O deputado distrital Wasny de Roure (PT) visitou Sobradinho no sábado, 11 de março, e se reuniu com representantes da Associação dos Artistas de Sobradinho e Entorno-Artise e membros do Conselho de Cultura de Sobradinho II, em uma residência do Grande Colorado.
Na qualidade de presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), Wasny fez uma longa exposição sobre os episódios que vêm ocorrendo no Parlamento do DF e explicou o processo da tramitação de emendas que liberam verbas para o desenvolvimento de projetos culturais.
O deputado salientou que as entidades e os agentes culturais devem debater seriamente as questões que afetam o do setor e não agir apenas quando certos escândalos viram manchetes.
“Vocês têm que enfrentar os picaretas”, desafiou.
O novo presidente da Artise, Ângelo Macarius, se queixou que muitos projetos são aceitos, mas as emendas que lhes dão sustentação não são executadas pelo poder público que, segundo ele, passou a fazer chamamento público, “o que, muitas vezes, não beneficia os autores do projeto”.
A falta de espaços para sediar as entidades culturais de Sobradinho foi levantada pelo próprio assessor do deputado, e pelo primeiro tesoureiro da Artise, Tom Mello.
O assessor alegou que as entidades não possuem nenhum espaço onde possam se reunir para debater os assuntos do seu interesse e sugeriu que ao menos parte da Casa do Ribeirão, que fica no viveiro público da Quadra 9, pudesse ser usada para esse fim.
Tom Mello informou que já havia tratativas com a administradora regional, Jane Klébia, com esse propósito e que uma reunião já estava marcada na AR para discutir o assunto.
Wasny de Roure, por sua vez, observou que as entidades presentes à reunião se inteirassem da forma em que está sendo desenvolvido o projeto da Casa de Cultura de Samambaia, que segundo ele, é interessante e ousado e pode servir de subsídio para Sobradinho.
POLO DE CINEMA
A polêmica sobre o destino do Polo de Cinema e Video Grande Otelo foi levantada pela cineasta Glória Teixeira, que é primeira secretária da Artise. Para ela, são necessárias ações urgentes para que o espaço volte a servir o cinema e se livre dos riscos que está correndo, depois que foi invadido por sem-terra.
Bình luận