top of page

Leão da Serra fica em 4º lugar e disputa Copa Verde ano que vem

  • Jose Edmar Gomes
  • 30 de abr. de 2017
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de out. de 2022


O Sobradinho Esporte Clube teve boa participação no Campeonato Brasiliense de 2017 e ficou em 4º lugar no classificação geral. A equipe alvinegra serrana poderia ter ido adiante, porém faltou-lhe sorte ao esbarrar como o Brasiliense na semifinal e perder a primeira partida, por 2 a 1, já no minuto final dos acréscimos, e a segunda por 4 a 1. A quarta posição, no entanto, garante a participação do Leão da Serra na Copa Verde de 2017.

Na partida decisiva da semifinal, o SEC sofreu o primeiro gol aos dez minutos da etapa inicial e o técnico augusto César mexeu logo na equipe, equilibrando o jogo, mas, aos 37 minutos, a vantagem do Jacaré já estava em 2 x 0. Aos 45, no entanto, o lateral China surpreendeu o goleiro Andrey, com um lançamento para a área que acabou balançando as redes do Jacaré e o primeiro tempo terminou em 2 x 1para os amarelos.

Aos 11 minutos da etapa final, o técnico Augusto César colocou em campo o atacante João de Deus, um dos artilheiros do Leão, que estava afastado desde a 9ª rodada. Em seguida, entrou Wilker e o ataque alvinegro ganhou mais velocidade.

Mas a reação alvinegra durou pouco e, aos 17 minutos, o lateral Patrick foi derrubado na área: pênalti. Nunes converteu: Brasiliense 3 a 1 SEC. A partir daí, o Brasiliense passou a administrar a vitória e o ataque do Leão lançava João de Deus em busca de gols, que não sairam.

O centroavante Betinho atentou até fazer gol de mão, aos 42 minutos, mas acabou levando cartão amarelo e o gol foi anulado. Poucos minutos depois, foi a vez de Nunes repetir a gracinha. O atacante do Jacaré, ao receber um lançamento da direita, colocou a bola nas redes com a mão e acabou expulso porque já tinha um amarelo.

A expulsão não abalou o Jacaré que, aos 48 minutos (sempre aos 48), em contra-ataque, encontrou o lateral Patrick livre na direita. Resultado final: Brasiliense 4 x 1 Sobradinho. O Jacaré acabou campeão de 2017, em cima do Ceilândia, mas ao Leão restou a satisfação de um bom campeonato, apesar da equipe ter sido montada às pressas, e a garantia da participação na Copa Verde ano que vem.

Imponderável - A primeira partida da semifinal contra o Jacaré foi equilibrada no primeiro tempo e assim se manteve na etapa complementar e, mesmo quando sofreu o gol que parecia que ia desequilibrar a partida, o Leão empatou, com Péricles, logo em seguida.

A equipe de Sobradinho também criou oportunidades, mas pecou nas finalizações, até que o “imponderável” entrou em campo aos 48 minutos do segundo tempo, quando o meio-campista Souza do Brasiliense mandou uma bomba da entrada da área e complicou as coisas para o Leão da Serra.

Fase classificatória – O SEC conseguiu 16 pontos na fase classificatória, com uma performance de três vitórias, sete empates e apenas uma derrota. O time teve o melhor saldo de gols (19), mas sua defesa foi vulnerável: sofreu 17.

O ataque, porém, não se intimidava facilmente e chegou a virar partidas importantes, a partir dos chutes dos dois artilheiros, Betinho (6 gols) e João de Deus (quatro).

A equipe serrana estreou no Candangão, no domingo 5 de fevereiro, vencendo o Brasília por 3 a 2, no Mané Garrincha. No domingo seguinte, no mesmo estádio, empatou com o Paracatu, em 2 a 2. Já na quinta-feira, dia 16, perdeu para o Brasiliense (sempre o Basiliense), por 3 a 1, no Abadião e, no domingo seguinte, empatou com o Paranoá, em 1 a 1, no Bezerrão.

O Leão arrancou outro importante resultado na partida válida pela 5ª rodada, que foi adiada para a quarta-feira 22 de março, no Mané Garrincha, quando venceu o Gama por 2 a 1, jogando à noite pela primeira vez.

Na 6ª rodada, na quarta-feira, 1º de março, o Leão já empatara com o Luziânia, em 2 a 2, no Diogão. Na 7ª rodada, no entanto, contra o Formosa, no Estádio Diogão, o Leão mostrou a capacidade de recuperação do seu ataque. A equipe saiu na frente do placar, permitiu que o Formosa passasse à frente, mas se recobrou e aplicou uma bela goleada no adversário goiano, na partida com o maior número de gols do campeonato: 4 a 3.

Entretanto, a equipe treinada por Augusto César poderia ter chegado em melhor posição às quartas, se não tivesse frustrado seus torcedores na 8ª rodada, quando empatou em 0 X 0 com o lanterninha Atlético Taguatinga, na quarta-feira, 8 de março, no Estádio Diogão, em Formosa, quando todos esperavam outra goleada.

Na rodada seguinte, o Leão também não manteve o ritmo e empatou com o Real em 1 a 1.

O SEC sofreu duas baixas importantes. Uma na nona rodada, quando o artilheiro João de Deus sofreu dois trincamentos na mandíbula, na partida contra o Real. Já meia Betinho tomou dois jogos de suspensão, após ser expulso da partida contra o Taguatinga.

O Leão da Serra mandou seus jogos no Estádio Diogão, em Formosa, na primeira fase, devido à falta de documentação do Estádio Augustinho Lima de Sobradinho.

Quartas-de-final - O Sobradinho Esporte Clube chegou às quartas-de-final do Candangão com vantagem ao empatar com o Santa Maria (1 X 1), no sábado 1º de abril, no Estádio Bezerrão, no Gama, na última partida da fase classificatória.

O resultado permitiu que o Leão tivesse mando de campo na decisão das quartas, contra o mesmo Santa Maria, e ainda deixou o alvinegro em 4º lugar na fase de classificação.

No primeiro jogo das quartas (de ida), o Leão acabou se assustando com a cara do Bezerrão e perdeu para o Santa Maria por 1 a 0, no sábado, 8 de abril. Na partida seguinte (de volta), no domingo 16, no Mané Garrincha, os alvinegros devolveram o placar de 1 a 0 e a disputa foi para os pênaltis.

A situação ficou ruim para o Santinha, já na primeira cobrança: Marlos deu um chutão e a pelota parou no travessão. Em seguida, Betinho abriu o placar para o Sobradinho. Fernandinho e Andrezinho erraram para o STM e para o Leão, respectivamente.

Na sequência, Zé Augusto conseguiu concluir para o Santinha. Aí chegou a vez dos goleiros: Ranielly mandou nas mãos de Victor do STM e Léo Rodrigues defendeu o tiro de Gleicin.

Victor voltou a brilhar na sequência seguinte e defendeu o chute de China. Pior para o Leão, que viu Fábio Silva concluir para o adversário. Mas, na sequência, Thiago converteu para o Sobradinho e o placar da primeira série de cobranças ficou em 2 a 2.

A decisão foi para cobranças alternadas e Jefferson Falcão mandou a primeira para fora e calou a torcida do STM. Lucas converteu a seguinte e colocou o Leão nas semifinais.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

2017 - Jornal Folha da Serra: Site desenvolvido por Pedro Lacerda e Angelo Macarius em proposta editorial de José Edmar Gomes

bottom of page